Brasileiros desenvolvem curativo à base de abacaxi que facilita cicatrização

0
COM
Proteína do abacaxi remove as células mortas de feridas, 'limpando-as e acelerando sua cicatrização', diz pesquisadora

A associação de uma proteína do abacaxi com celulose produzida por bactérias resultou em um curativo eficiente como anti-inflamatório cicatrizante de ferimentos, ulcerações e queimaduras, segundo trabalho de pesquisadores das universidades de Sorocaba (Uniso) e Unicamp, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Ele produziram um composto na forma de gel ou emplastro que tem como base a proteína do abacaxi, chamada de bromelina, e a celulose bacteriana - dois elementos que já vinham sendo estudados há tempos para aplicações nas áreas médica, farmacêutica e cosmética. A bromelina tem a propriedade de quebrar moléculas de outras proteínas - o chamado debridamento celular - e, por isso, é usada até para amaciar carne.

Empresa organiza mutirão do bem para cachorros

0
COM


Na segunda ação social Zee.Dog, unimos 7 clientes e funcionários na linha de frente da causa, porque queremos ir além de ajudar. Queremos participar.

De nada valeria empreender se não pudéssemos, de alguma forma, devolver todo o amor e carinho que recebemos e que, de fato, ajudou a impulsionar o nosso crescimento. Mais do que conectar cachorros e pessoas, queremos inspirar pessoas a buscarem suas próprias formas de conexão.

Mesa redonda do autoconhecimento em Rio Branco

0
COM


Com o objetivo de discutir a valorização e a importância da vida, do autoconhecimento e da saúde no ambiente escolar, o Colégio Rio Branco, unidade Granja Vianna, convida os educadores da região para uma mesa redonda especialmente dedicada ao tema, no dia 23 de maio, quarta-feira, das 18h30 às 20h30. O evento é gratuito, mediante inscrição no site da instituição.

Brasileiros batem recorde de maior encontro de motos

0
COM


Um evento que aconteceu na cidade de Brusque (SC) bateu o recorde junto ao RankBrasil em 2018, de Maior encontro de motos 2 tempos. O 6° Encontro Nacional de Motos 2 Tempos, realizado nos dias 14 e 15 de abril, reuniu 408 veículos com participantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná , São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais.

As representantes do RankBrasil, Elisangela Arruda e Carolina Castro, estiveram presentes. Elas contabilizaram as motos e oficializaram o título com entrega do troféu de recordista. Conforme Elisangela, tudo foi muito bem organizado. “Dava para sentir a alegria dos motociclistas. Foi um evento para a família inteira, merecendo destaque a grande participação de mulheres pilotando”, diz.

Brasileiro bate record em arremesso de peso

0
COM

André Rocha bateu o recorde mundial no arremesso do peso, classe F53, ao alcançar a marca de 8,73m no Open Paralímpico de atletismo e natação na manhã desta sexta-feira. A competição vai até sábado no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Brasil é campeão mundial em reciclagem de latinha

0
COM


Basicamente, reciclagem é o reaproveitamento de materiais que foram descartados, transformando-os em outros produtos. Quanto à reciclagem de latas de alumínio, o Brasil é o campeão mundial em reaproveitamento desse tipo de lixo, conquista que aconteceu pelo sétimo ano consecutivo. A publicação desse dado foi emitida pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

Na realização da pesquisa, foi constatado que aproximadamente 96,5% das latinhas que foram disponibilizadas no mercado tiveram como fim a reciclagem. Em 2007, cerca de 11,9 bilhões de latinhas foram recicladas.

Amadores usam piano deixado no hall da Caixa Cultural

0
COM


Andando pelo Centro a trabalho, Lucas encontrou o piano da Caixa. Ele tinha recebido a missão de levar 60 garrafas de água mineral para um evento no prédio da Rua Almirante Barroso. Saiu da loja pedalando, carregando as encomendas, driblando pedestres e carros, sem imaginar que teria contato com um piano de verdade.

Evangélicos ajudam a reconstruir templo de candomblé

0
COM


Lugar de encontro e devoção de praticantes do candomblé há 17 anos, o terreiro de Conceição d'Lissá tem recebido, nos últimos meses, visitantes inusitados. O templo, localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está sendo reconstruído com a ajuda de evangélicos. Em meio a diversos casos de intolerância e violência contra religiões de matriz africana, um grupo arrecadou mais de R$ 12 mil para as obras depois que o espaço foi parcialmente destruído em um incêndio. Em uma manhã de sábado de fevereiro, a pastora Lusmarina Campos, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no

Metrô de Salvador é exemplo mundial em arquitetura e sustentabilidade

0
COM


Uma alternativa de mobilidade mais eficiente e sustentável é um dos ganhos evidentes que o metrô levou à população de Salvador desde a sua abertura, em 2014. No entanto, o impacto visual e estético das estações também impressiona usuários, turistas e arquitetos. Uma prova disso é a indicação do seu projeto a importantes prêmios internacionais da área.

Para a implementação da Linha 2 do Metrô de Salvador, que liga o centro econômico da capital baiana às regiões do Iguatemi, Rodoviária e Aeroporto, foi contratado o escritório JBMC Arquitetura e Urbanismo: "O que é bom para outras cidades não é necessariamente bom para Salvador", diz o arquiteto Emiliano Homrich Neves da Fontoura, sócio do JBMC e um dos coordenadores do projeto do Metrô de Salvador.

Alunos desenvolvem matemática da diversidade

0
COM


O projeto Matemática da diversidade, desenvolvido por alunos do Centro Pedagógico (CP), representa o Brasil no Concurso de Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnologia e Innovación, que começa a ser disputado em Ambato, no Equador, nesta sexta-feira, 20. Além de equipe do Brasil e do país-sede, participam estudantes da Argentina, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, do México, do Panamá e do Peru. O certame termina no domingo, 22.

Jovem devora livros em meio a tanta tecnologia

0
COM


Apesar de tanta tecnologia, o livro resiste e continua sendo fonte de conhecimento. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma estudante de 12 anos já leu seis obras este ano e é uma verdadeira ‘devoradora de livros’.

Atualmente Amanda Thayná está lendo “A Elite”,uma ficção da autora americana Kiera Kass. Este ano, ela conta que já leu seis obras. Com 12 anos, ela prefere os gêneros de aventura e ficção científica, porque lhe dão asas à imaginação. "Esses livros são mais emocionantes, tem mais suspense e eu gosto de livros assim", destaca Thayná.